CIPA – NR5 – FORMAÇÃO DE CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES


DESCRIÇÃO:

CIPA – NR5 – Formação de Cipeiros – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. É uma comissão formada por representantes do empregador e dos empregados, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho

OBJETIVO DO CURSO:

Atender a Norma Regulamentadora 05, a NR5, “devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados”.

PÚBLICO ALVO:

Indicados pelo empregador (efetivos, suplentes e designados) e eleitos pelos empregados(efetivos e suplentes) para a CIPA.

PROGRAMA:

  1. CIPA – NR5 – Formação de Cipeiros – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Introdução; Conceitos; Significado da CIPA; Acidentes e doenças do trabalho; Reflexão sobre 11 de setembro; Acidentes do trabalho; Catástrofes em doses homeopáticas. Exercícios.
  2. Introdução; Conceitos; Significado da CIPA; Acidentes e doenças do trabalho; Reflexão sobre 11 de setembro; Acidentes do trabalho; Catástrofes em doses homeopáticas. Exercícios.
  3. NR5 – Organização; Constituição; Atribuições da CIPA e Funcionamento; Treinamento; Processo eleitoral; NR5 – Contratantes e contratados; Plano de trabalho; Dimensionamento. Exercícios.
  4. Princípios de higiene do trabalho e de medidas de controle e risco; Proteção individual; NR6; Equipamentos de proteção; Noções sobre acidentes e doenças do trabalho na empresa; Portaria 25; Riscos físicos; Limites de tolerância (ruído);O EPI; Vibrações; Radiações. Exercícios.
  5. Riscos ergonômicos. Exercícios.
  6. Iluminação; Riscos de acidentes; Verificação de segurança; Conclusão; Plano de ação; Ciclo da verificação de segurança; Processo de trabalho. Exercícios.
  7. Mapeamento de risco; Etapas de elaboração; Variações do mapa; Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças no trabalho; Conceitos; Causas; Condição insegura. Exercícios.
  8. Investigação e análise de acidentes; Passos a serem seguidos; Causas e conseqüências de acidentes; Medidas preventivas; Estatísticas; Taxa de freqüência. Exercícios.
  9. AIDS e medidas de prevenção; Convivência com portadores do HIV; Acidentes e contaminação; Como inativar o vírus da AIDS; Transmissão ocupacional da doença. Exercícios.

CARGA HORÁRIA: 40 Horas