ISO 45001 – GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
OBJETIVO DO CURSO:
Fornecer aos participantes informações necessárias para implantação de Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho de acordo com os critérios da norma OHSAS 18001:2007.
PÚBLICO ALVO:
Diretores, Gerentes, Auditores, Supervisores, Coordenadores de Meio Ambiente, Técnicos de Segurança e demais envolvidos com Sistemas de Gestão.
PROGRAMA:
Análise das Principais Alterações;
Requisitos do sistema de gestão da SST;
Política de SST e Planejamento do Sistema de Segurança e Saúde;
Como elaborar a Identificação de perigos, avaliação de riscos e determinação de controles;
Levantamento de Requisitos Legais e outros;
Definição de objetivos e programa(s) no Sistema de Segurança e Saúde;
Requisitos de Implementação e operação;
Implementação de requisitos de Recursos, funções, responsabilidades, prestações de contas e autoridades;
Requisitos importantes relacionados à Competência, treinamento e conscientização;
Comunicação, participação e consulta;
Documentação relacionada ao SST – o que é preciso controlar;
Controle de documentos;
Controle operacional e Preparação e resposta a emergências;
Verificação – Monitoramento e medição do desempenho – Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros;
Conceitos e definições na Investigação de incidente, não-conformidade, ação corretiva e ação preventiva;
Como implementar as auditorias de SST e reuniões de Análise Crítica pela Direção;
Motivação para implantação: criação de imagem responsável e transparente para a Organização;
Panorama da Legislação Brasileira;
Princípios e Definições;
Análise Inicial dos Riscos da Organização;
A Política de SST;
As normas OHSAS – interpretação de requisitos;
Estrutura de um SGSST – PDCA: saídas típicas de cada etapa:
Planejamento;
Implementação e operação;
Verificação e Ação Corretiva;
Estratégia de implantação de SGSST com base nas Normas OHSAS;